Foxtrot - Genesis

Published on by Wandique

"A time when honour meant much more to a man than life"

"The foxtrot is a smooth, progressive dance characterized by long, continuous flowing movements across the dance floor".

Essa definição que encontrei na Wikipedia me chamou a atenção pelo "progressive dance" (o Gabriel costumava dançar twist durante os shows). Coincidência ou não (existem muitos discos com mensagens ocultas de várias maneiras) o Genesis era um grupo de rock progressivo. Eu digo "era" porque o verdadeiro foi aquele da era Peter Gabriel. Depois dele a coisa virou um caça niquel descarado nas mãos daquele baterista oportunista. É curioso como as coisas são relacionadas. O primeiro album deles chamou-se "From Genesis to Revelation" e no Foxtrot "Supper's ready" nos leva ao Apocalipse (Revelation em inglês).

A capa nos traz uma "fox on the rocks" escapando dos caçadores (o Gabriel às vezes usava uma máscara de raposa nos shows) e uma referência ao album anterior, o "Nursery Cryme". Como sempre a capa por aqui não abria ... As músicas são excepcionais mas é com "Supper's Ready" que conhecemos o Genesis em todo o seu esplendor. Se você não sabe o que é rock progressivo ouça esse disco, e em especial essa música que toma quase todo o lado 2 com quase 23 minutos. Todos sabemos dos "males" da TV e essa é a pista dada logo no começo da música ("I turn the television off") como pré requisito para a redenção apocalítica que somos conduzidos ao longo da peça ("to take them to the New Jerusalem"). Ora como é de conhecimento geral, "Jerusalem" é o hino oficioso da Inglaterra ("God Save The Queen" é o hino do Reino Unido, a Inglaterra não tem um hino oficial) e o Genesis, através da sua música nos leva à uma "nova" Inglaterra (não a "Nova Anglia" mas uma renewed England), celestial mesmo, muito diferente do cinismo dos Sex Pistols naquela versão sórdida onde não há futuro nos sonhos ...

Lançado em Outubro de 1972

Lado 1

1) Watcher of the skies

2) Time table

3) Get'em out by Friday

4) Can-utility and the Coastliners

Lado 2

1) Horizons

2) Supper's Ready

P.S.: de qualquer maneira sempre teremos Willow Farm ...

 

Foxtrot - Genesis

Published on Genesis

Comment on this post

Igor Maxwel 05/08/2016 22:12

Meu top 5 dos melhores discos do Genesis:

1. SEBTP (1973)

2. Foxtrot (1972)

3. TLLDOB (1974)

4. Nursery Cryme (1971)

5. Trespass (1970).

Edson 05/31/2014 08:47

Porque todo fã do Genesis guarda um rancor do Phil Collins?
Fiz minha colecao de vinil até o The lamb, demorou uns trinta anos para incluir os dois de 1976, pois o Phil levou a banda para um rumo totalmente comercial.

Wandique 06/02/2014 14:04

É por isso mesmo Edson, o baterista poderia ter tido a decencia de, ao menos, mudar o nome do grupo.