Love - The Beatles

Published on by Wandique

 

"Nothing is real"

Houve uma Eleanore Rigby. Não houve, por parte dos Beatles, uma pesquisa sobre sua vida além do que estava escrito na lápide. O que pode ser mais solitário que uma lápide? Essa música é, como muitas dos rapazes, muito séria, pois o que pode ser mais sério que a morte? A vida é claro. E a vida desta Eleanore nos chama a atenção para o quanto é importante o exercício do amor, em todos os niveis. Não creio que se ama para evitar a solidão (all the lonely people) mas para compartilhá-la. Estou escrevendo isso depois de ouvir atentamente (toda a música que nos convida a ouvi-la atentamente é uma boa música) o album “Love”, criado para o “Cirque du Soleil”. A infinidade de sentimentos e lembranças que esse disco me trouxe me faz pensar o quão importante é a música (no caso, a música dos Fab Four). A princípio pode parecer (para os cínicos) que é mais um produto para tirar dinheiro dos incautos mas o album merece nosso respeito pois é, antes de mais nada, uma homenagem. Não é um disco para introduzir a música deles para as “novas gerações” mas é um disco de memórias não perdidas no tempo. Ainda bem. Outro dia eu estava na seção de LPs da Livraria Cultura e alguns jovens exclamaram: “Um disco dos Beatles!”. Era o “Love”. Não interferi, eles iriam descobrir por si próprios a música daqueles que mudaram os caminhos de tanta gente (leiam o artigo do Derek Taylor na capa do “Beatles for Sale”). Me perdoem se eu sempre me deixo levar pela nostalgia, já passei da idade de me preocupar em parecer consciente do perigo do establishment, meus caminhos seguem a voz do coração, o resto é bobagem. Mas enfim, o disco. Claro que houve a mão do George Martin, indiscutivelmente o “quinto Beatle”, isso me faz sentir mais tranquilo pois não foi qualquer um que “arquitetou” o disco, caso contrário a coisa poderia se tornar uma simples colagem de músicas. Mas como sempre, as referências são sempre memórias afetivas relacionadas às músicas. É interessante pois só tenho boas lembranças conectadas à música. A tapeçaria confeccionada para esse disco é deslumbrante mas para os escolhidos somente. Conheci gente que não gosta (?) da música deles e se "desculpam" dizendo que reconhecem a importância deles mas ... Ouçam o disco e tirem suas conclusões, eu achei soberbo. All you need is LOVE.

Lançado em Novembro de 2006

Lado A

1) Because

2) Get back

3) Glass Onion

4) Eleanore Rigby / Julia

5) I am the Walrus

6) I want to hold your hand

7) Drive my car / The word / Wjat you're doing

8) Gnik nuS

9) Something

Lado B

1) Blue Jay Way

2) Being for the benefit of Mr. Kite / I want you / Helter Skelter

3) Help !

4) Blackbird / Yesterday

5) Strawberry Fields Forever

6) Within you without you / Tomorrow never knows

7) Lucy in the sky with diamonds

8) Octopus's Garden

Lado C

1) Lady Madonna

2) Here comes the Sun / The inner light

3) Come together / Dear Prudence / Cy baby cry

4) Revolution

5) Back in the USSR

Lado D

1) While my guitar gently weeps

2) A day in the life

3) Hey Jude

4) Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (reprise)

5) All you need is love

 

Published on The Beatles

Comment on this post