Physical Graffiti - Led Zeppelin

Published on by Wandique

Super valorizado pelos fans esse album é uma colcha de retalhos de músicas novas e sobras de estúdio de anos passados e, no entanto, deu certo. Para meu gosto a maioria das faixas não caem bem, é mais "ruído desorganizado" (em contra-posição do "ruído organizado" do Varèse) que música mesmo, a melodia das músicas "mais pesadas" é muito ruim (por isso são "sobras"). Salva-se o lado C do album, mais pop/acústico e a soberba "Kashmir": todo o resto poderia ser dispensado e se o "Physical" tivesse somente essa música para mim seria o suficiente. Mas como a turma do jererê gosta de batuque, tem bateria de sobra nesse disco (tem gente que não acredita ser possível fazer rock sem percussão). O Led estava em fase terminal (o Page havia deixado a cocaína pela heroína) e não sabia (ou fingia não saber), achava que podia fazer o que quisesse e todos o aplaudiriam : um ano depois saiu o primeiro disco dos Ramones. Os aspirantes a historiadores do rock acham que foi o rock progressivo que provocou o punk mas foi o Led Zeppelin.

Lançado em Fevereiro de 1975

Lado A

1) Custard Pie

2) The Rover

3) In my time of dying

Lado B

1) Houses of the holy

2) Trampled under foot

3) Kashmir

Lado C

1) In the light

2) Bron-Yr Aur

3) Down by the seaside

4) Ten years gone

Lado D

1) Night Flight

2) The wanton song

3) Boogie with Stu

4) Black Country woman

5) Sick again

 

P.S: eu já escrevi isso aqui mas não custa relembrar: onde se lê "muito ruim" leia-se "não gostei".

Physical Graffiti - Led Zeppelin

Published on Led Zeppelin

Comment on this post

C
O Grande Legado do Led Zeppelin sempre foi exatamente esse, ele não é a banda da maioria das entrevistas dos holofotes e assim é a sua música, se observarem bem as pessoas que curtem o Led são extremamente seletivas em termos de música, principalmente rock"n Roll, por falar nisso, Physical Graffiti para mim e sem sombra de dúvidas o melhor disco do Led !
Reply
V
Herege! Deveria ser queimado numa fogueira em fogo baixo. *risos<br /> Esse é, talvez, o meu disco preferido do LZ, sem o peso do Vol. IV e sem a viagem do Vol. II, mas um disco gostoso de se ouvir. Mesmos as sobras do LZ são fascinantes e ainda o escuto muito. <br /> A estética da capa do vinil me impressionou muito na época e permanece até hoje como um das que acho mais bem boladas.
Reply
R
Nunca consegui entender esse disco. Demorei para gostar do Houses, mas esse tem algo que não cai bem. Prefiro o seminal de nome complicado "In Through The Out Door Free"!
Reply
R
Free? Ignore isso por favor. Não sei da onde veio. Provavelmente um Copy Paste mal feito.
W
Free ?
E
Postagem herética para muitos dos fans da Grande Instituição Zeppeliana. O pior é que pensei ser eu um dos poucos hereges ao não gostar dos discos do Led após o IV.<br /> Só discordo que para mim The Rover ainda tem o peso dos anos de chumbo do Led, mas o que esperar apos eles terem atingido a perfeiçao que é o Led IV.<br /> O disco ja encerra dando o veredido.<br /> Mesmo sendo mediano ainda é muito superior ao que se tem produzido, e nunca vai tirar o titulo de a Melhor Banda de Heavy do Planeta.
Reply
W
Edson,<br /> <br /> Longe de mim dessacralizar o Led Zeppelin, eles são insuperáveis !!!