The Beatles Mono Box

Published on by Wandique

"In my life, I love you more"

Trouxe de Londres a caixa com as prensagens MONO dos Beatles. Se você é fan deles você precisa possuí-la, caso contrário compre-a assim mesmo porque é um bom investimento para um futuro próximo (ou quanto mais distante melhor). São 14 LPs : "Please please me", "With the Beatles", "A hard day's night", "Beales for sale", "Help", "Rubber Soul", "Revolver", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "The Magical Mystery Tour", "The Beatles" (conhecido como "The White Album") e um album triplo com as gravações que sairam em compacto (estão incluídas as músicas do "Yellow Submarine". Ah sim, um livro com a história e a glória das prensagens mono.

Mas porque gravações monoaurais quando temos as stereo ? Pois é. Nem tudo que é tido como "moderno" ou "atual" é sempre melhor. Vou tentar explicar como as coisas aconteciam quando não existia internet e você tinha que pagar (é verdade!) para ter música, isto é, um disco (para ouvir gratuitamente só no rádio). O rádio era o único meio de se divulgar a música  e naqueles dias o Brasil era tão distante como Saturno, ninguém se deslocava do hemisfério norte para dar um show aqui. Era a época em que os discos de vinyl imperavam sobre a dita indústria fonográfica (éramos felizes e não sabíamos). Mas mesmo em Inglaterra a tecnologia era limitada comparada à dos EUA. Somente em 1969 com o album "Abbey Road" que os Beatles se serviram de equipamentos de estúdio que não eram valvulados (não estou desprezando as válvulas eu mesmo uso amplificação valvulada porque é insuperável). Como a grande maioria da população de lá (e daqui) não possuia um equipamento stereo (eram raros e caríssimos) os discos eram mixados primeiramente em mono e depois se fazia um stereo falso, o tal do "fake stereo", cujo disco era mais caro para o consumidor. Desta forma até o "Abbey Road" os Beatles sempre gravaram tendo em vista o mercado mono. Eles (os Beatles) estavam presentes nas mixagens mono e não nas stereo. Isso causou uma série de barbaridades que os engenheiros cometeram. O "Rubber Soul", por exemplo, é simplesmente ridículo em sua versão stereo, assim como o "Magical" (muito embora o "Magical" como LP é uma invenção americana). Fica-se pensando porque fizeram tanta bobagem. Mas agora temos (novamente) a oportunidade de ter as prensagens mono e todos podem ser felizes novamente. Em hipótese alguma estou condenando TODAS as versões stereo dos Beatles, absolutamente, existem coisas boas mas por outro lado TODAS as mono são soberbas. 

A caixa é super bem produzida, as capas são iguais às originais nos mínimos detalhes, os selos dos discos também. São discos de 180g, sem ruído de fundo, e com uma sonoridade assombrosa de boa. É difícil se fazer crítica imparcial quando se ouve essas música por 50 anos, é inevitável uma (grande) parcela de emoção. Mas quem não se emociona com "Yesterday", "Something" ou "In my life" ? A música dos Beatles (stereo ou mono) mudou o mundo.

The Beatles Mono Box

Published on info

Comment on this post

D
Análise de Investimentos por Investidores e traders, cotações de ações, gráficos, notícias e discussões do mercado em tempo real."
Reply