Travessia

Published on by Wandique

http://news.bbcimg.co.uk/media/images/50547000/jpg/_50547048_010892401-1.jpg

Travessia. É a última palavra (ou afirmação, ou constatação) do "Grande Sertão: Veredas" do genial Guimarães Rosa (quem não leu, leia enquanto há tempo). Mas eu estou me referindo à "travessia de Abbey Road" da capa do disco dos Beatles. As fotos aconteceram em 8 de Agosto de 1969 : o céu estava azul e não havia tanto movimento como atualmente. Existe ainda pistas da "morte" do Paul : ele está descalço na foto e a placa do Fusca: 28IF (ele completaria 28 anos SE estivesse vivo). Mas não é isso que quero falar aqui. É sobre a reprodução da foto pelos fans. Não sei quando começou a peregrinação para a faixa de pedestres mas hoje existe uma câmera no muro do estúdio virada para a faixa (o site guarda imagens de alguns dias). Há também um site em que você envia a sua foto cruzando a rua. É claro que alguns grupos reproduziram a idéia para a capa de seus discos ...  Capas para LPs podem ser bem divertidas mas este fenômeno em Abbey Road nem sempre é entendido por aqueles que não viveram aqueles dias (me perdoem recorrer novamente à esse raciocínio mas nem todos leram ou têm a pachorra de ler os posts anteriores). Vejamos alguns outros casos de capas famosas. Todo as pessoas (não conheço todas as pessoas do mundo mas todas que conheço) reconhecem "Blowin' the wind" do Bob Dylan e conhecem a capa do disco: 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d6/Bob_Dylan_-_The_Freewheelin%27_Bob_Dylan.jpg

 Quantas pessoas você conhece que foram lá tirar a mesma foto ? E onde é o lugar ? Está bem, isso é coisa "antiga" e o Dylan não é tão popular como os Beatles etc e tal. Vamos para outra:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/4/4f/WhatsTheStoryMorningGlory.jpg

 

Pois é, que rua é esta? Isso tudo me lembra que "nove de cada dez estrelas usam Lux": 

 

http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/files/2011/11/antonella.jpg

 

Como não existe "sabonete Beatles" (o merchandising era muito grande na época, pode ser até que tenha existido) os fans fazem as fotos atravessando a rua como eles fizeram. Essa identificação com o artista é algo notável. Não basta ter comprado (ou pirateado) a música (hoje em vários formatos), não basta possuir os DVDs dos filmes ou ter ido aos concertos (para quem teve essa oportunidade): fazer uma foto no mesmo local é ser um dos Beatles. Gaste algum tempo assistindo as "travessias" em tempo real: são os Fab Four sendo lembrados e revividos dezenas de vezes por dia de uma maneira muito especial. 4ever.

P.S.: A foto do Bob Dylan foi tirada em Jones Street no Greenwich Village, NYC. A foto do Oasis em Berwick Street no Soho de Londres.

P.S. (2) : parece estar havendo alguma dificuldade em encontrar a rua, vejam esta reportagem para não ficarmos "perdidos em Abbey Road" ...

P.S. (3) : achei o "Beatles Soap". Além do sabonete a caixa continha um bonequinho inflável ...

Travessia

Published on info

Comment on this post