Electric LadyLand - Jimi Hendrix

Published on by Wandique

http://playadelnacho.files.wordpress.com/2013/10/electricladyland.jpg

Houve um tempo em que a censura, além de nos proteger da (real) ameaça comunista, nos protegia da degradação moral. Não lembro quando o "Electric LadyLand" foi distribuído aqui em Pindorama e qual foi a sua capa mas com muita certeza não foi a capa original inglesa que aqui publico. Esta capa foi censurada no E.U.A. como "pornográfica", foi substituída pela foto vermelha-e-amarela do Jimi (que permanece como a "oficial") . Existe algo de degradante na foto das mulheres, as "Electric Ladies" (groupies) do título, talvez só a minha geração possa entender tal coisa. A capa que o Jimi queria nunca foi realizada (era para ser a estátua de "Alice in Wonderland" cercada por crianças mais o grupo). Mas os dias eram assim. Este foi o terceiro e derradeiro disco cometido pelo "The Jimi Hendrix Experience" e, na minha opinião, o mais complexo. Foi o único disco deles a chegar ao primeiro lugar nas paradas musicais ("parada" aqui não tem nada a ver com a gíria que se usou há alguns anos atrás mas é "hit parade"). É claro que aqui temos pelo menos duas razões para ouvir este disco: "Voodoo Chile" e a versão magnífica de "All along the Watchtower" do Bob Dylan (o Dylan gostou tanto dessa versão que nunca mais tocou a original). Não sabemos o que se passava na cabeça do Hendrix, mas com certeza não era nada daquilo que podíamos imaginar, "era outra coisa". Os alucinados daquela época ouviam música no escuro (para "expandir a consciência"). Esse disco se ouvindo no escuro parece que a música está girando em volta de nós, é uma loucura. Se você nunca teve uma experiência alucinógena, ouça este disco no escuro. Recomendo.

Lançado em Setembro de 1968

Lado A

1) ... and the gods made love

2) Have you ever been (to Electric LadyLand)

3) Crosstown Traffic

4) Voodoo Chile

Lado B

1) Little Miss Strange

2) Long Hot Summer Night

3) Come on (Let the Good Times Roll)

4) Gypsy Eyes

5) Burning of the Midnight Lamp

Lado C

1) Rainy Day, Dream away

2) 1983 ... (a Merman I should turn to be)

3) Moon, turn the tides ... gently, gently away

Lado D

1) Still raining, still dreaming

2) House burning down

3) All along the watch tower

3) Voodo Child (slight return)

 

Obs.: naqueles dias era muito comum toca-discos do tipo "changer", desta maneira muitos albuns duplos (ou triplos) tinham os lados alternados para se usar com o changer : o primeiro disco continha o lado 1 e 3 e outro lado 2 e 4 de modo que colocava-se primeiro o disco com o lado 1 e sobre ele o segundo disco com o lado 2 para cima, ao terminar o primeiro lado o changer alimentava, automaticamente, o segundo disco (que caía sobre o primeiro), ao terminar o segundo disco virava-se os dois LPs ao mesmo tempo para tocar o lado 3 e 4. Vejam o filme do link acima. Isso gerou uma certa confusão e muitas edições em cd deste disco sairam com a ordem das músicas alteradas e a ordem correta neste disco é fundamental.

Electric LadyLand - Jimi Hendrix

Published on Jimi Hendrix

Comment on this post

A
Um clássico! Gosto muito da faixa Come On e sua guitarra frenética do início ao fim!
Reply
E
Essa censura de capas parece que afetou mais os EUA, veja o Country Life do Roxy, ou o Force It do UFO, com as capas verdadeiramente mutiladas.
Reply
W
Pois é. Ainda bem que reeditaram o "Country Life" com a capa original ...