David Bowie - Let's Dance

Published on by Wandique

The serious moonlight

Com algumas exceções, a música sempre foi associada à uma dança. A princípio danças para rituais religiosos, dança da chuva, danca do ventre, gigas, minuetos, valsas, polcas, tarantella, charleston, jitterbug, boogie woogiefoxtrot, tango, bolero, rock'n'roll, strolltwist, hully-gully … É claro que toda música e dança são manifestações culturais num dado tempo e lugar. Esse tempo pode ser maior ou menor e esse lugar pode ser uma única aldeia em África ou todo (ou quase todo) o mundo. Note-se que a maioria dessas danças eram consideradas obscenas ...

Mas existe música que se ouve somente. Minha geração viveu muito esse tempo em que sentávamos para ouvir música. 

Isso foi durante o período do chamado rock progressivo. Dada a sua complexidade não dava para dançar mesmo. E a finalidade da música era "aumentar a nossa percepção do universo". Isso foi fruto da contra-cultura e tudo que sabemos que veio junto. Quando percebemos que o música não era um instrumento mas era somente música, voltamos a dançar. Houve um momento em que dançar era alienação de uma verdade maior, ou simplesmente distração pequeno-burguesa que nos arrastava para as garras do imperialismo americano e do capitalismo selvagem (esse discurso é bem conhecido sendo difundido por um certo partido aqui em Pindorama). Tudo que proibe a livre expressão é maligno (quanto o "politicamente correto" é um big brother orwelliano que nos proibe de pensar livremente? Só uma observação, quando a maioria da população acha que o "big brother" é um programa de TV, então esses são controlados e não sabem).

Então houve um momento em que uma multidão de hippies liderados por diversos gurus se reuniram em frente ao Pentágono e entoaram um Mantra  () com o objetivo de fazer a edificação levitar em protesto à Guerra do Vietnã.. Dada a teimosia do  prédio e do estabilishment ou à pouca fé dos "mantreiros" (muito poucos entoavam o mantra), a levitação não aconteceu e a guerra durou mais 4 anos. Foram todos para casa e o David Bowie nos chamou (16 anos depois) : vamos lá moçada, "Let's Dance". Foi preciso que o DB dissesse isso para que os renitentes não convencidos relaxassem. Todo mundo achou que era "disco" mas era rock mesmo. É assim que eu conto essa história.

Lançado em Abril de 1983.

Lado A

1) Modern Love

2) Chine Girl

3) Let's Dance

4) Without You

Lado B

1) Ricochet

2) Criminal World

3) Cat People

4) Shake it

David Bowie - Let's Dance

Published on David Bowie

Comment on this post