Tommy - The Who

Published on by Wandique

“Listening to you I got the music”

 

A primeira rock opera. Foi o que o Pete Townshend fez e levou até as últimas consequencias (há quem diga que foi S. F. Sorrow dos Pretty Things, o que você acha?) . O rock progressivo era algo nascente em 1969 (foi o ano do primeiro LP do King Crimson) e uma “opera” hoje nos parece algo óbvio para o rock progressivo. Mas o Who nunca foi progressivo. A edição do album aqui em Pindorama foi algo bizarro. Como todos sabemos o Tommy é e sempre foi um álbum duplo e uma obra única (quero dizer indivisivel). Em 1969 não era comum albuns duplos. A industria fonográfica achava que vendia menos por ser mais caro. Pois então, a primeira vez que vi o Tommy (nacional) o album saiu em 2 (DOIS) volumes !!! Sem comentários.

 

O grande sucesso do album foi “Pindball Wizard” que saiu em compacto. O album é grandioso em todos os aspectos. Tem direito a uma abertura ("overture") como toda opera que se preze e uma "underture" (que todos nós já conhecíamos do LP "Sell Out") para satirizar a forma operística . A história (o libretto) sempre me pareceu verossímel e que maravilha : no fim de tudo são os fans que se redimem pelo rock do WHO ! Como em todos os tempos e lugares sempre existem muitos despeitados, invejosos e incompetentes que criticam tudo aquilo que não foram eles que fizeram, cairam de pau em cima do Pete acusando-o de megalômano auto-indulgente, “quem ele pensa que é” e essas coisas que todos sabemos que acontece até os dias de hoje. Only time will tell (perdoem-me, já disse isso). Três anos depois saiu uma versão maravilhosa do Tommy com coro e orquestra (no rastro do rock sinfônico) e convidados (Ringo Starr, Rod Stewart, Steve Winwood ...). Rock´n´roll is here to stay !

 

P.S.: Tenho percebido que as “novas gerações” não conhecem muito bem o trabalho do WHO. Os quem? Poizé. “See me, feel me, touch me, heal me !

 

Lançado em Maio de 1969

 

Lado 1

 

  1. Overture
  2. It’s a boy
  3. 1921
  4. Amazing Journey
  5. Sparks
  6. The Hawker

 

Lado 2

 

  1. Christmas
  2. Cousin Kevin
  3. The Acid Queen
  4. Underture

 

Lado 3

 

  1. Do you think it’s allright
  2. Fiddle About
  3. Pindball Wizard
  4. There’s a doctor
  5. Go to the mirror !
  6. Tommy can you hear me?
  7. Smash the mirror
  8. Sensation

 

Lado 4

 

  1. Miracle cure
  2. Sally Simpson
  3. I’m free
  4. Welcome

 

P.S. : se vocês não conseguirem a prensagem original inglesa eu recomendo a da Classic Records em 200 gramas. 

 
Tommy - The Who

Published on The Who

Comment on this post

Edson 05/12/2014 18:12

Acho que no Brasil Pindball Wizard ficou mais conhecida com o Elton John, pelo menos eu me lembro vagamente, mas posso estar enganado.
Os mais jovens dificilmente se interessariam pelo The Who, acho que falta um rotulo para a banda, eles não são prog nem heavy e faltou um guitarrista mais esfuziante, apesar de ter um dos melhores bateristas, um baixista como o Entwistle e o vocal do Daltrey que eu considero um dos melhores no rock.

wandique 05/12/2014 18:52

Poizé Edson, essa "versão" do Elton John é a do filme. Primordialmente o Whoe era o que se dizia em Inglaterra, "mod" (vide Quadrophenia). De alguma forma The Jam foi muito influenciado pelo Who e isso confirma a minha tese que o rock é cíclico. De qualquer maneira o Who é um dos grupos mais importantes do rock da década de 60/70.