Scary Monsters … and Super Creeps - David Bowie
"You'd better not to mess with Major Tom"
Ao lançar o "Lodger", terminando assim a 'Berlin Trilogy', David Bowie voltou ao estúdio com o Robert Fripp e gravou essa maravilha que é o "Scary Monsters". Quando botei o disco para rodar e ouvi a guitarra eu sabia que só podia ser o Fripp. Ninguém consegue tirar o som que ele tira de uma guitarra. Claro que reconheço (e gosto muito) do trabalho do Hendrix mas pessoalmente eu gosto muito mais do RF, eu me identifico com o trabalho dele, há algo da música dele em mim. Seja com o King Crimson, seja Frippertronics ou Soundscapes aquela guitarra me faz recuperar o "tempo perdido".
Mas voltando ao "Scary Monsters" me agradou muito aquela japonesa em "It's no game", depois descobri que era a mesma que aparece com o leque na capa do LP "Kimono my House" do Sparks (a da esquerda chama-se Kuniko Okamura).
Alguém me falou que para o Fripp "cometer" aquele solo de "Scary Monsters" foi deixado acorrentado por alguns dias sem a guitarra e foi solto no momento da gravação. Essa música me desperta coisas inomináveis. A sequencia de acordes altera meu batimento cardíaco. É de uma crueza e violência psicológica que leva necessariamente a um cenário de insanidade.
"Ashes to ashes" me fez entender que o "Ground Control" era uma asilo dirigido por um Pierrot alucinado e inseguro que ainda precisa dos conselhos da mamãe ...
A capa interna do LP ecoa a "Berlin Trilogy" com as capas do "Heroes", "Low" e "Lodger".
No final das contas o "Rock'n'Roll Suicide" era mesmo o Major Tom, não o Ziggy Stardust.
Lançado em Setembro de 1980
Lado 1
1. It´s no game (No 1)
2. Up the hill backwards
3. Scary Monsters (and Super Creeps)
4. Ashes to ashes
5. Fashion
Lado 2
1. Teenage Wildlife
2. Scream like a baby
3. Kingdom come
4. Bacause you´re young
5. It´s no game (No 2)