The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced ?

Published on by Wandique

 

I am acting funny but don’t know why

Jimi Hendrix foi paraquedista : caiu do céu no meu toca-discos. Se existe alguém que mudou a concepção de como tocar uma guitarra elétrica este foi ele. Sou músico amador e sei que só se pode fazer música quando o instrumento é isso, uma ferramenta. Há os que “tiram” a música do instrumento e há os que ao "tocá-lo" fazem a música fluir dele. E a guitarra dele era uma marreta. Um mes e meio antes deste disco ser lançado Jimi foi parar no hospital com queimaduras nas mãos por ter, pela primeira vez, queimado sua guitarra no palco.

Antes de mais nada ouça esse disco na versão MONO pois a mixagem em stereo está muito ruim. Explico. Até os meados da década de 1970 equipamento STEREO era coisa muito cara (apesar de existir discos stereo desde o final da década de 1950) tanto para produzir em estúdio como para se ouvir em casa, e os engenheiros de som tinham mais habilidade em fazer discos monofônicos (o Phil Spector só mixava mono). Outra coisa, o mercado americano sempre foi muito diferenciado (uma vez que sempre foi o grande consumidor) e muitos artistas faziam edições diferentes em cada lado do Atlântico, mudavam as capas, as músicas (foi o que aconteceu com os discos dos Beatles nos EUA e no Brasil). Então temos duas versões do "Are You Experienced", a inglesa e a americana. A versão inglesa (ele morava na Inglaterra quando gravou este disco) não tem “Purple Haze” nem “Hey Joe” pois sairam em compacto na Inglaterra (é o de capa preta). A versão americana (da capa amarela) não tem “Red House”, “Remember” e “Can you see me”.

Para satisfazer a sanha consumidora dos americanos, existe uma prensagem stereo americana com dois LPs contendo tudo isso mais “Highway Chile” e “51st Anniversary” (no final eu coloco todas as versões).

Talvez numa primeira audição esse disco soe um pouco cru mas a guitarra é visceral, vem do fundo da alma, de profundis. NINGUÉM havia feito o que o Hendrix fez em 1967 (o disco saiu um mes antes do Sgt. Pepper’s), nunca ninguém conseguiu ter a perícia aliada à criatividade que ele tinha. Ele conseguia ver (ver mesmo) música onde não ouvíamos (comparem a versão do Hendrix de “All along the watchtower” com a original do Bob Dylan). Ele tocava como tocava porque era vital, ele tinha que por toda aquela música para fora ou acabaria explodindo. Ele não gostava das próprias mãos, dizia que eram feias. Mas a voz dele era fantástica, assim como a sua música e o seu legado. O integrante do Clube 27 nos deixou somente 3 albuns oficiais. Só guitarra, baixo e bateria. Foi o que bastou para continuarmos saboreando este (e todos os outros) disco quase 50 anos depois.

***

Lancado em Maio de 1967

 

Edição inglesa

Lado 1

  1. Foxy Lady
  2. Maniac Depression
  3. Red House
  4. Can you see me
  5. Love or confusion
  6. I don’t live today

Lado 2

  1. May this be love
  2. Fire
  3. Third stone from the Sun
  4. Remember
  5. Are you Experienced?

 

Edição americana simples

 

Lado 1

  1. Purple Haze
  2. Maniac Depression
  3. Hey Joe
  4. Love or confusion
  5. May this be love
  6. I don’t live today

Lado 2

  1. The wind cries Mary
  2. Fire
  3. Third stone from the Sun
  4. Foxy Lady
  5. Are you experienced?

 

Edição americana dupla

 

Lado 1

  1. Purple Haze
  2. Maniac Depression
  3. Hey Joe
  4. Love or confusion
  5. May this be love
  6. I don’t live today

Lado 2

  1. The wind cries Mary
  2. Fire
  3. Third stone from the Sun
  4. Foxy Lady
  5. Are you experienced?

Lado 3

  1. Stone Free
  2. 51st Anniversary
  3. Highway Chile

Lado 4

  1. Can you see me
  2. Remember
  3. Red House

 

P.S.: este cover de PURPLE HAZE é o que há.

The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced ?

Published on Jimi Hendrix

Comment on this post

oraizen 04/09/2014 03:44

seu blog está bem legal cara

Wandique 04/09/2014 05:12

A ideia é que fiquem com vontade de ouvir os discos.
Legal que vc gostou !